Ocupação das escolas


Depoimento lúcido, corajoso, articulado, intenso da estudante Ana Júlia sobre o movimento de ocupação das escolas e da responsabilidade da sociedade e dos governantes para com a educação da juventude.

Assista o vídeo:






Regina Helena, integrante da Frente de Defesa, dirige uma carta à Ana Júlia e à juventude, em que comenta sua fala e o movimento de ocupação das escolas:


“...voz intimorata da juventude, do conhecimento, da articulação e da indignação diante do que temos vivido no Brasil que ecoou na Assembleia Legislativa do Paraná e por todo país.  Vocês são orgulhosamente a república de Curitiba, Ana Júlia!

“... voz embargada pela emoção, mas extremamente lúcida de razão, deixando que todos vissem que a emoção e a razão podem equilibradamente andar de mãos dadas.”

“Você pergunta de quem é a escola, Ana Júlia, e eu lhe respondo: ela pertence a vocês.
E uma reforma realmente é necessária e precisa ser debatida por toda a sociedade. Não podemos continuar a ter analfabetos funcionais, que absorvem tudo que lhes é dito, sem capacidade de análise ou crítica, alienando por vezes até de si mesmos, pois somos todos seres pensantes.”

“... É legítimo o movimento de vocês. Ana Júlia e toda a juventude, também é legal o movimento de vocês, portanto façam valer a lei 8.069/90 pela qual lutamos arduamente, para que vocês tivessem voz, voz que muitos de nós não tivemos ao viver a juventude sob uma ditadura, mas ainda assim, mesmo amordaçados, não nos calamos e não deixamos de agir para construir um país diferente para vocês,do que aquele com o qual nos deparamos quando tínhamos esta idade. Foi assim com outros que me antecederam e será assim com outros que virão depois de mim e de vocês, num fio invisível que conecta a humanidade. E você e outros jovens têm a consciência desta nossa grande teia humana!”

“...Sim, vocês e todos nós, a sociedade brasileira está sendo afrontada com esta medida provisória, a PEC 241, agora PEC 55, com a chamada escola sem partido, que nega discutir com crianças e adolescentes a diversidade, podendo deformar ao invés de formar pessoas que respeitam os indivíduos com sua história e em sua singularidade, pois diferentes somos todos nós e é nisto que está a grande beleza, de sabermos únicos e ao mesmo tempo unos na semelhança do que nos torna humanos. A Constituição Cidadã está sendo aviltada, pois foi construída com grande debate com a sociedade.”

“...Coragem, força! Vocês estão fazendo história, estão construindo um mundo melhor, porque “outro mundo é possível”, "um outro Brasil é possível" e vocês e muitos de nós acreditamos nisto. Um mundo com mais amor, mais fraternidade e oportunidade para todos.”

Nenhum comentário: