Ensino Médio: análises e discussões

Audiência Pública, promovida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), discutiu problemas do Ensino Médio e possibilidades de correção.

Entre as sugestões estão: a criação de um currículo mais flexível, a divisão do conteúdo por áreas, investimento na formação profissional dos estudantes, melhoria da infraestrutura e valorização do professor.

A representante da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais apresentou o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, que, na oportunidade, recebeu críticas de entidades dos docentes.

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 O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP publicou um interessante estudo sobre a relação entre os adolescentes e o Ensino Médio. O levantamento, feito em 2012, envolveu jovens de 15 a 19 anos, que cursam ou cursaram o Ensino Médio por pelo menos seis meses, oriundos dos setores censitários 40% mais pobres de São Paulo e do Recife.
O estudo foi organizado em torno de três perguntas principais: quem são os jovens de baixa renda que conseguem chegar ao Ensino Médio? Quais são suas percepções e atitudes sobre esse nível de ensino? Como elas influenciam, ou não, sua trajetória educacional?
A pesquisa mostra um forte descompasso entre a realidade da escola e aquela vivida pelos adolescentes fora do ambiente educacional, além de uma forte falta de consenso quanto aos objetivos do Ensino Médio: se ele deve formar para o ingresso na universidade ou para o mercado de trabalho.
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