Audiência Pública, promovida
na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), discutiu problemas do Ensino Médio e possibilidades
de correção.
Entre as sugestões estão: a criação de um currículo mais
flexível, a divisão do conteúdo por áreas, investimento na formação
profissional dos estudantes, melhoria da infraestrutura
e valorização do professor.
A representante da Secretaria Estadual de Educação de Minas
Gerais apresentou o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, que, na
oportunidade, recebeu críticas de entidades dos docentes.
Leia notícia em:
O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola
O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento –
CEBRAP publicou um interessante estudo sobre a relação entre os adolescentes e
o Ensino Médio. O levantamento, feito em 2012, envolveu jovens de 15 a 19 anos, que cursam ou
cursaram o Ensino Médio por pelo menos seis meses, oriundos dos setores
censitários 40% mais pobres de São Paulo e do Recife.
O estudo foi organizado em torno de três
perguntas principais: quem são os jovens de baixa renda que conseguem chegar ao
Ensino Médio? Quais são suas percepções e atitudes sobre esse nível de ensino?
Como elas influenciam, ou não, sua trajetória educacional?
A pesquisa mostra um forte descompasso entre a
realidade da escola e aquela vivida pelos adolescentes fora do ambiente
educacional, além de uma forte falta de consenso quanto aos objetivos do Ensino
Médio: se ele deve formar para o ingresso na universidade ou para o mercado de
trabalho.
Leia
notícia sobre a pesquisa:
Leia
o relatório completo da pesquisa:
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