Ministério do Meio Ambiente lança Cartilha sobre uso consciente de embalagens

Você sabe o que fazer com a lata de refrigerante vazia? Junto com uma caixa de suco, cartolina e cola é possível montar um trator para a criançada. Esta e outras dicas sobre reciclagem estão publicadas na cartilha Nós, as Embalagens e o Meio Ambiente, lançada pelo Instituto de Embalagens em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Foram impressas 30 mil cartilhas. Elas serão distribuídas para escolas públicas e particulares do Brasil, para os professores trabalharem os temas da reciclagem e do consumo consciente com crianças de oito a 10 anos. O material também será vendido em lojas e no site do instituto. Salas Verdes também vão receber a publicação.

Com linguagem simples e didática, a cartilha mostrar às crianças a importância da reciclagem e do consumo consciente. Sofia e Pedro são os dois personagens que levam o leitor a uma viagem para descobrir como são feitas as embalagens, sua importância e sua relação com o meio ambiente. As crianças aprendem, também, como as embalagens podem ser reaproveitadas e recicladas.

A expectativa é que o livreto alcance 300 mil crianças. Ele foi impresso em material reciclável e reciclado, impermeável e de alta resistência. Assim, cada criança que tiver acesso à cartilha poderá repassá-la a outra pessoa.

O projeto foi conduzido pelo Instituto de Embalagens, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e os colégios Pentágono, de São Paulo, e Ônis, de Santos, que deram apoio pedagógico e contribuíram para adequar a linguagem e as atividades à faixa etária de 8 a 10 anos
De acordo com a diretora do Instituto de Embalagens, responsável pela elaboração da cartilha Nós, as Embalagens e o Meio Ambiente, Assunta Camilo, o objetivo é aproveitar a curiosidade natural das crianças para promover o uso consciente dos recursos naturais, incentivando o descarte responsável e minimizando os impactos ambientais por meio da informação.

“As crianças estão muito expostas a todo o tipo de notícias e elas já começam a se preocupar com essas questões [ambientais], afinal isso está muito mais relacionado ao futuro delas do que ao nosso”, disse. “Elas estão curiosas e buscam informações, se não dermos as orientações de forma clara e correta podemos perder uma força importante, porque elas têm a capacidade de orientar também os pais e se mobilizam muito mais do que em idades mais avançadas”, explicou.

Segundo Assunta Camilo, entre as atividades propostas está a confecção de um posto de gasolina de brinquedo, kits de escritório, porta-lápis, entre outros, com o uso de embalagens. A cartilha também ensina os pequenos leitores a identificar as lixeiras de coleta seletiva.

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