Contra a redução da maioridade penal

‘É jogada de marketing político’,

Roldão Arruda, Estadão, 01/04/2015

O deputado Carlos Bezerra Jr,  da Assembleia Legislativa de São Paulo, é uma das poucas vozes dentro de seu partido, o PSDB, que se opõem à aprovação da PEC que reduz a maioridade penal. “Vai criar um curso profissionalizante de reincidência criminal”, diz ele



Para que serve alterar a maioridade penal

Daniel Alves de Barros, Estadão, 31/03/2015


Antes de dizermos qual a idade penal mínima, deveríamos dizer para quê serve a pena. Infelizmente esse debate não está posto, inviabilizando um diálogo racional sobre o tema.



Sobre andorinhas e verões
Renato Zupo, Estadão, 22/04/2015
Escritor e Juiz de Direito em Araxá (MG)

“É impossível pacificar o Brasil apenas com a aplicação severa das leis penais ou por meio do recrudescimento dessas leis.

“Esse jovem, que cresceu e se tornou adulto, agora é um criminoso perigoso. "Cadeia nele!", gritam os mais apressados. Só que não vai resolver mais puni-lo. O Direito Penal não é o instrumento adequado para coibir as mazelas sociais que transformam todos os dias milhões de jovens brasileiros inocentes e abandonados em monstros. O direito de punir do Estado somente deve ser empregado em casos extremos. Antes, o que se deve é orientar, fiscalizar, impedir o fomento da criminalidade e a formação do criminoso. Mas não é isso o que ocorre.

“Na verdade, o Estado é incompetente tanto para gerir o ECA, que não cumpre, quanto para administrar as execuções de pena dos bandidos maiores de 18 anos. Fundamentalmente, no Brasil as leis não são cumpridas pelo próprio Estado que as cria e impõe. Como esperar que os gestores públicos que aí estão passem de uma hora para outra a dar show de eficiência só porque agora adolescentes de 16 anos podem ser presos?


Nenhum comentário: