Sustentabilidade da Frente


Há alguns meses temos enfrentado o desafio da sustentabilidade das ações e estrutura da Frente de Defesa. Nossa estimativa era de que os dois projetos aprovados( CAC e Petrobrás) viabilizariam nosso trabalho no ano de 2011. No entanto, devido a fatores administrativos e burocráticos não temos previsão de liberação dos recursos do CAC nem da efetivação do conveniamento para utilização do recurso da Petrobrás.

Estamos desde janeiro de 2011 acumulando dívidas no intuito de garantir a estrutura mínima para o funcionamento, porém o montante das mesmas e a falta de perspectiva de entrada de recursos nos colocam numa situação limite. Diante deste cenário, a coordenação e secretaria executiva decidiram convocar pessoas mais diretamente envolvidas com a Frente de defesa para juntos, buscar possíveis alternativas.

Esta reunião foi realizada no dia 02/06 com a participação de Alice, Susana, Christiane, Adriano, Paulo Vidal, Míriam, Manolo, Marilene, Hanz, Wagner, Cássia.

Este grupo decidiu que:

1) As atividades no escritório da Frente estão suspensas (não encerradas) desde 02/06 pela impossibilidade de sua manutenção (não há recursos financeiros e desde janeiro estamos com uma dívida que só faz aumentar). O principal motivo é que os recursos financeiros dos dois projetos aprovados (informação detalhada sobre ambos foi repassada na assembleia de dezembro 2010) não foram liberados e não há previsão de quando acontecerá.

2) A Alice estava trabalhando nos últimos três meses como voluntária (já que não tínhamos dinheiro em caixa para pagá-la), assim, ela já está em busca de novo trabalho e continuará na Frente de Defesa como colaboradora (contatos ainda podem ser feitos com ela pelo e-mail e celular).

3) Formamos um grupo para busca de doações junto a pessoas físicas e jurídicas com atuação imediata; trabalharemos nas próximas duas semanas nessa captação de recursos, porém precisamos de reforços. Quem tiver sugestão de doadores ("benfeitores", empresas ou ONGs), favor informar ou talvez se prontificar para ajudar nos diálogos e negociações.

4) Além da busca de recursos financeiros, dividimos ainda algumas tarefas entre nós (acompanhamento de processos; documentação; redação de correspondências; etc.).

5) Continuaremos com todas as providências necessárias para a liberação dos recursos pela SEDESE/MG, documentações, articulações, negociações, etc, para que a Frente volte às atividades habituais o mais breve possível. No entanto, sem recursos para o pagamento da dívida (corresponde a um empréstimo e os salários atrasados da Alice) e capital para a retomada do trabalho, corremos o sério risco de termos de interromper a atuação (e não somente suspender o atendimento no escritório).

A próxima reunião será no dia 21/06, terça-feira, às 09 horas, no escritório da KNH (av. Amazonas, 314, sala 1.902, centro - BH). Pedimos que se manifestem, quem sabe com alguma sugestão/solução para sairmos dessa situação. Boas ideias são muito bem vindas.

Aproveito para lembrar que uma forma concreta de contribuir é conversar internamente em suas instituições para o pagamento da anuidade (não resolverá totalmente o problema, mas já ajudará bastante). Vocês já receberam correspondência da Alice sobre o assunto, com orientações para depósito e informação sobre fornecimento de comprovante para os devidos acertos administrativos.

Bem, após essas iniciativas e o repasse dessas informações, algumas pessoas se propuseram a contribuir, uns pagando as anuidades, outros contribuindo como pessoas físicas, em gestos expressivos da importância da Frente de Defesa. Porém, continuamos precisando do apoio de todos e sendo as Frentes e Fóruns partes integrantes da Frente de Defesa, decidimos informar sobre a situação.

Como podem perceber, a situação é bem séria e parece que só teremos condições de contorná-la com o apoio de tod@s.

A Frente somos todos nós

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois...

Contamos com cada um de vocês. Aguardamos contatos.

Nenhum comentário: