Direito versus autonomia
Na maioria dos textos, a temática da sexualidade na adolescência tem sido predominantemente tratada enquanto problema e quase nunca como uma conquista.
Existe certa tendência a substituir a discussão dos direitos sexuais e reprodutivos pela denúncia do abuso sexual .
Sem uma clareza maior do que os direitos significam e quais as implicações daí decorrentes, no caso de crianças e adolescentes, o próprio combate às violações fica prejudicado.
Pensar os direitos humanos de crianças e adolescentes requer o reconhecimento de uma tensão, mas não necessariamente de uma contradição, entre pessoa em desenvolvimento e sujeito de direitos, entre proteção e autonomia.
Esta discussão é bem iniciada no texto:
Direito à Expressão da Orientação Sexual
Adolescentes reunidos no Seminário “Direitos Sexuais são Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes” em Corumbá de Goiás aprovaram a seguinte carta que trata da proteção do direito à expressão da orientação sexual e identidade de gênero:
Gênero fora da Caixa
Um guia prático para educadores e educadoras. Apresenta um passo-a-passo de como replicar oficinas para jovens mulheres e homens, buscando: promover a convivência pacífica e a valori¬zação da diversidade, contribuir para a reflexão crítica sobre os modelos de feminilidade e masculinidade, estimular a não violência entre jovens, principalmente do sexo masculino, e valorizar a participação feminina.
O Guia conta com textos de apoio sobre os temas relacionados à interface gênero e violência, que são abordados pelas atividades e referências de sites, vídeos e textos complementares para consulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário