Adolescentes morrem em cadeias e nos Centros de Internação

Há muitos anos o movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente denuncia a falta de atendimento adequado, de violência e de morte de adolescentes em Centros de Internação e Cadeias do Estado de Minas Gerais.

Nos últimos três anos, 30 adolescentes infratores morreram sob responsabilidade do poder público em Minas Gerais. Destes, pelo menos 18 foram assassinados enquanto estavam encarcerados ilegalmente em cadeias ou presídios. Outros 11 homicídios ocorreram no interior de Centros de Internação Provisória (Ceips).

Estes números são apresentados pela promotora Andréa Mismotto Carelli, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude de Minas Gerais (CAO/IJ), com o objetivo de ajuizar ações coletivas para compelir o Estado a construir novos centros de internação provisória e definitiva.

O Jornal Hoje em Dia divulga excelente matéria a respeito:


É muito importante que manifestemos nosso apoio ao veículo que ecoou nossas denúncias e investiu na apuração de uma matéria excelente, bem apurada e alinhada com os princípios de um jornalismo ético e cidadão.

(Postagem sugerida por Simone Guabiroba, da Oficina de Imagens)

E ontem, dia 11/02/2011, mais um adolescente morreu dentro de uma delegacia de Contagem: Israel Pedro Tibúrcio tinha 14 anos e a informação da polícia é de que ele teria sido enforcado por companheiros de cela.

Veja matérias em:

(Postagem sugerida por Paulo Vidal, colaborador da Frente)

Nenhum comentário: